segunda-feira, 1 de março de 2010

Coven- Os desafios

Muitos quando começam seus covens não imaginam o tamanho de suas responsabilidades, mas de alguma forma se esse impulso surgiu em seu coração analise e veja até que ponto você está preparado para seguir enfrente.
"Não importa quais são os motivos que o levam a querer criar e organizar seu Coven, o importante é que este impulso é responsável por algo muito maior: a continuidade da religião Wicca através dos tempos. Ao montar um Coven, você será um dos responsáveis, junto com tantos outros , pela perpetuação de nossas crenças e ritos sagrados.
Sendo um líder ou membro de um Coven, sua responsabilidade é zelar por nossa religiosidade e ser um transmissor dela a outros."
Sua dedicação ao Coven será muito importante para o progresso dele e isso implica vocação e paciência para ensinar e transmitir aquilo que aprender a outras pessoas que virão em busca de aprendizado e crescimento na Arte.
Um Coven é como uma escola, onde pessoas se integrarão, aprenderão e partirão para continuar a disseminar os conhecimentos adquiridos ou simplesmente pratica-los solitariamente.
Apesar de muitos dizerem que os laços de Coven são mais fortes que os de familia, temos visto que isso é um ideal surreal e dificil de ser alcançado. É importante saber que como qualquer outra familia, um Coven tem suas falhas, seus altos e baixos e seus dramas próprios, a quantidade de gente que sai e que entra em um Coven é só reflexo disso.
Sempre haverá um "filho" descontente, rebelde, independente demais e por ai vai, mas o importante é ver cada pessoa como individuo único, e como Sacerdote tentar perceber quais as necessidades de cada membro, estar atento e disponivel para ouvir faz parte da nossa vocação.
Experiência é algo fundamental para o processo de criação e organização de um Coven. E não só nos sistemas de culto, mas observar os acontecimentos, conflitos, erros e acertos do seu proprio Coven Mãe ou grupo antes que ele mesmo venha se tornar um Coven, pois a maioria começa como Circulo de Estudos. Organizar um Coven é como tentar construir, estabelecer e dirigir uma familia.
"Covens formados linearmente a partir de Tradições antiquissimas estão em franca extinção e, nos dias atuais, existem muito mais grupos formados e mantidos a partir da boa vontade de seus fundadores do que por Bruxos treinados e iniciados em uma Tradição considerada "legítima", que cada vez mais procuram restringir o acesso aos novatos à Arte..."
"Seja firme e perseverante em sua tentativa de criar um grupo forte, unido, onde o amor à Deusa possa ser expressado a cada rito, a cada Lua, a cada invocação e canção, mesmo que supostos "tradicionais" não o considerem válido. A preocupação aqui não é se seu Coven é valido para eles, mas se é válido para você e seu grupo. Se a resposta for sim, prossiga confiante e tendo a certeza que os Deuses aprovarão sua tentativa e os abençoarão com todas as dádivas e dons de inspiração, sabedoria e criatividade necessários para que seu Coven se torne uma árvore forte, com muitos e muitos frutos. O tempo se encarregará de mostrar aos outros sua legitimidade, conquistando o respeito e a consideração, até mesmo dos "tradicionalistas". A coisa mais corajosa que alguém pode fazer é seguir o que acredita. Sigam seu caminho e sejam felizes."
Os trechos deste post entre aspas são do livro "Coven- Criando e Organizando Seu Próprio Grupo" de Claudiney Prieto. Decidi usar aqui pois tenho certeza que essas palavras ajudaram muitos como eu, e que elas possam ajudar muitos mais, essas palavras me tiraram lágrimas, pois me lembrei de quantas vezes ouvi coisas do gênero, quem é reconhecido como bruxo, quem é reconhecido como Sacerdote, qual a diferença de um e de outro.
O que vai dar legitimidade ao seu Coven são os frutos dessa caminhada, meu próprio grupo mesmo antes de ser um Coven chegou a correr risco de acabar, sofri pressões de todos os lados, e o pior periodo foi quando tive que conciliar os treinamentos da minha iniciação quando pertencia à antiga Tradição e todo o processo de fundamentação do Coven que o Grupo de Estudos estava criando, quem fundamentou um Coven sabe que o processo leva meses, não acontece do dia para noite, são conexões, meditações, exercicios ritualisticos e por ai vai, uma rotina de trabalho e dedicação que nunca acaba, só muda com o tempo.
Durante o mês de novembro eu me peguei pelo menos 10 vezes pensando em largar tudo e voltar a ser solitária, e na época meu antigo Sacerdote me alertou, disse que eu seria desafiada de todas as formas enquanto Sacerdotisa, que até a Iniciação e mesmo depois dela os testes não acabariam.
Nesse caminho por mais que andemos em beleza, os espinhos algumas vezes vão nos machucar, nos arranhar, tropeços ocorrerão, mas o importante é refletir...
E numa noite eu chorei tanto, tanto, atormentada por todas as responsabilidades de treinamentos e deveres, que desejei nunca ter ouvido falar da Deusa... olha que louca? Mas durante a noite não parei de sonhar com meus irmãos de Coven e Grupo, e no dia seguinte meu primeiro pensamento foi: Preciso de Ti Mãe como do ar pra respirar, minha vida sem isso não faz sentido, sem meus irmãos, meus filhos, não aguentarei viver longe deles e de Você.
Nesse momento eu soube que poderia perder qualquer coisa na minha vida, casa, amigos, familia, tudo, pela minha Deusa, que eu faria com um sorriso nos lábios, satisfeita!
Ela tinha me chamado, eu tinha ouvido e agora não poderia voltar atras, a escolha de desistir sempre vai existir, mas ela é frustante, decepcionante, eu não poderia escolher isso jamais.
Por isso, como vários outros antes de mim eu sigo, com amor pela Deusa e pela Arte, com respeito e devoção aos que tanto sacrificaram por nossos ideais.
Independente da Tradição, ecléticos, tradicionais, modernos, nossos ideais são os mesmos... cultuar e honrar a Deusa em seus multiplos aspectos, e conquistar o respeito que nossa religião merece junto a sociedade.
Em perfeito amor e perfeita confiança seguimos...
Bençãos plenas hoje e sempre...

Somos um circulo, dentro de um circulo, sem um começo e sem um fim!

)0( Sianna Mab)0(

3 comentários:

  1. olá
    meu nome eh Lívia
    estou sendo treinada pela Rhaid a algum tempo e gostaria d sabe se posso me juntar vcs no grupo de estudos...
    montei meu grimorio online (filha de ártemis) e sua visita eh bem vinda (clique no meu perfil)...

    ResponderExcluir
  2. Lívia seja muito bem vinda ao nosso Circulo, saiba q é uma honra tê-la conosco...
    Bençãos Plenas, hoje e sempre!
    )0(Sianna Mab)0(

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Robert.
    Estou começando a criar meu grupo e gostaria de pedir orientação.
    Existe ligação entre Wiccan e Drocania?
    Gostaria de pedir para me juntar a vcs...
    A magia tem sido meu único refúgio desde que minha família começou a me ignorar...
    Que as bençãos dos Dragões os protejam..S2!

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...