quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Durga - Esbá de Fevereiro 2011

Durga Durga Maha Maya
Namah Durga Ya Namoh Namah

Durga, Durga, que retira o grande véu da ilusão;
Nós te reveren
ciamos Durga, nós te reverenciamos e te adoramos.



É com grande prazer que abracei essa responsabilidade em desenvolver a parte ritualistica do Esbá do mês de fevereiro deste ano.

Onde esse mês é muito especial para mim.

Mês do nascimento, iniciação e Wiccaning da minha filha, ou seja esse mês se torna mágico cada ano que se passa, e para fechar com chave de ouro a Deusa honrada neste mês és Durga, minha madrinha.


Durga - Mitologia


Durga é descrita como um aspecto guerreiro da Devi Parvati com 10 braços, que cavalga em um leão ou um tigre, carrega armas e assume , ou gestos simbólicos com a mão. Esta forma da Deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa (Shakti).

A palavra Shakti, significa a força sagrada feminina, e Durga, reflete o aspecto guerreiro da deusa, encarnando um papel tradicionalmente masculino.

Ela é considerada a forma da esposa de Shiva, a deusa Parvati, como caçadora de demônios.
Durga é considerada pelos hindus como a mãe de Ganesha, Kartikeya, assim como de Saraswati e Lakshmi.
A Grande Deusa Durga é dita ser requintadamente bela. Sua imagem é extremamente brilhante (devi), com três olhos como lótus, dez poderosas mãos, cabelos exuberantes com formosos anelados, um vermelho-dourado brilhante de sua pele e um quarto crescente em sua testa.
Ela usa um brilhante traje azul marinho que emite raios. Seus ornamentos foram lindamente esculpidos em ouro, cravejados de pérolas e pedras preciosas.
De acordo com a narrativa do Devi Mahatmya do Markandeya Purana, a forma de Durga foi criada como uma deusa guerreira para combater um demônio. O pai do demônio, Rambha, o rei dos demônios, se apaixonou por um búfalo, e Mahish Asur (o demônio Mahish) nasceu desta união.
Ele é, portanto, capaz de mudar de forma de humano a búfalo de acordo com sua vontade (mahish significa "búfalo"). Através de intensa oração para Brahma, Mahishasur tinha a vantagem que ele não poderia ser derrotado por qualquer homem ou deus. Ele desencadeou um reinado de terror sobre a terra, céu e os mundos inferiores.
Uma vez que só uma mulher poderia matá-lo, a Santíssima Trindade Masculina desceu até o rio Ganges e rezou o mantra, "Om Namo Devaye", implorando a grande deusa Devi para salvar seu domínio da ruína. Eles foram abençoados com a sua compaixão quando a deusa Durga nasceu do rio.
Os aspectos da Deusa Durga
Durga é representada com quatro, oito, dez ou dezesseis braços, porém sempre segurando suas insígnias, que são a espada, o tridente, o chocalho e uma vasilha de sangue ou uma flor de lótus, enquanto cavalga, ora um leão, ora um tigre. Era conhecida com “A Inacessível”, por morar em lugares longínquos e recusar-se a interagir com seus devotos. Sendo a personificação do poder conjunto dos deuses, Durga tem uma natureza complexa, difícil de compreender, devido a suas características - às vezes contraditórias.
Quando fica raivosa, ela assume o aspecto sanguinário de Kali, sendo às vezes confundida com ela. No entanto, ela também é Mataji, a Mãe do Universo, cuja natureza compassiva e amorosa pode ser invocada para restaurar a paz no mundo e acalmar as mentes e corações em tempo de crise ou violência.
Em seu aspecto mais compreensível, Durga simboliza o poder de resistência e combate às forças maléficas. Nada mais oportuno do que invocá-la nestes momentos de conturbação e ameaça à humanidade e à paz mundial.

O Festival de Durgapuja ou Navaratri
14 de outubro à 22 de Outubro
O festival da deusa hindu Durga é um dos mais populares na Índia.
Durante nove dias , o evento é comemorado a partir do dia 14 de outubro, ao som de tambores e rituais que lembram a vitória do ‘‘bem’’ (no caso, Durga) sobre o ‘‘mal’’ (Asura) depois de uma histórica batalha.
A festa é comemorado por 9 (nove) dias, divididos em três e dedicados a Durga, Lahshimi e Saraswati rezando com os japa-malas a oração de suas deidades. Os devotos fazem jejum., ou consomem apenas leite e frutas.



Durga quer dizer literalmente: aquela que é difícil de abordar ou a inacessível
Fonte de Pesquisa:

Wikipédia
www.deva-dani.blogspot.com
www.teiadethea.org

Banner do Esbath de Durga - Por Sianna Aset

Um comentário:

  1. certa vez fiz um trabalho sobre taekwondo p/ a facul e como precisava d trila sonora pedi ao sabum nim (mestre) q me passasse as musicas q ele usa pra meditar, então ele me passo 2 cds d mantras ^^ 2 do mantras tem os respectivos nomes: "Sita's Prayer_Hey Mata Durga" e "Ma Durga" se alguem kiser q eu passe eh soh falah no msn

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...