sábado, 6 de março de 2010

O Deus - Hórus o Filho e Amante


Olá a todos!!!

Bem... vinha pensando em postar aqui há algum tempo e pensei em um tema para falar, primeiramente pensei em tratar sobre a face de Ísis a Grande Médica, porém em uma das minhas brisas que sempre tenho quando estou voltando para casa de bike da casa da Sianna. Pensei espera aí... essa tradição é uma tradição Madriarcal, porém igualitária, ou seja damos importância para ambos os gêneros. E percebi que só temos falado das Deusas que cultuamos durante esse meio tempo, e não falamos sobre as faces do Deus.

Espera aí... onde está o sacerdote desse coven que não posta nada sobre o Deus????
Ops... foi negligência minha!!!!

Mas antes de falar sobre as faces do Deus só gostaria de dizer umas coisinhas antes que sempre gosto de falar para meus iniciados e dedicados, quando o assunto é o Deus ou o Sagrado Masculino.
A Wicca atualmente se tornou a Religião da Deusa, sim concordo, mas não só da Deusa, mas do Deus também!!! É normal termos um certo "preconceito" ao trabalhar com a energia do Deus, porque a maioria dos neo-pagãos vem de uma criação cristã e patriarcal que nos causou muitas feridas (que é assunto para outro post ok??), e acabam encontrando na imagem da Deusa um consolo para as feridas causadas por séculos de cristianismo. Porém a Wicca é uma das principais religiões neo-pagãs, e as religiões pagãs tratam ambos os gêneros de maneira igualitária.
Quero deixar bem claro que esse é meu ponto de vista, que tenho da magia, e o ponto de vista que eu e a Sianna procuramos transmitir para nossos iniciados e dedicados. Há covens que só trabalham a energia da Deusa é uma opção de cada Sacerdote. Nós gostamos de trabalhar com ambas as energias procurando o equilíbrio entre o masculino e o feminino.
Então gostaria de deixar bem claro antes de falar sobre o Deus pagão, que o Deus da bruxaria, o Deus Pagão, não é como o Deus cristão. Nós pagãos devemos abrir nossas mentes para poder ver as verdadeiras faces do Deus. Vejo muitas pessoas que se dizem "pagãos" que não gostam de trabalhar com Deuses "Negros" (se é que posso definir assim), como Set, Hades e outros, por fazer comparação ao Diabo cristão.
Não tem nada haver uma coisa com a outra se você se considera um pagão um bruxo de verdade, não deveria pensar assim, e está precisando rever seus conceitos sobre bruxaria pois ainda está com pensamentos na base do cristianismo. E digo isso não querendo criticar eu mesmo já tive esse preconceito em invocar o Deus até mesmo dizer a palavra Deus em uma invocação para mim era estranho porque parecia que estava orando para o Deus cristão. Mas estudando e me conectando com as várias faces do Deus Pagão esse "preconceito" foi deixado de lado e hoje sou um Sacerdote não só da Deusa mas também do Deus. E como Sacerdote dele tenho o cargo de invocá-lo nos rituais e de falar sobre ele como estou fazendo nesse post.

Bem... então vamos lá!!!
Espera aí Gawen se a madrinha de vocês é Ísis porque está falando de Hórus e não de seu consorte Osíris?

Bem... queria deixar bem claro que Ísis teve vários consortes ao longo de sua mitologia. E um erro é pensarmos que Hórus herda o trono simplesmente por ser filho de Osíris. Porque no Egito Antigo quem colocava um Faraó no trono eram as mulheres elas que tinham o poder sobre o trono, por isso havia casamentos que hoje seriam vistos como incestuosos como casamentos entre irmãos, mãe e filho e até pai e filha. Porque era quem se casava com a mulher que tinha direito ao trono e para a dinastia manter a casta sempre pura parentes próximos se casavam.
Não é atoa que um dos símbolos de Ísis é o trono que ela inclusive é representada com o desenho de um trono em seu penteado. Era por isso que ela era tão cobiçada por Set, não era simplesmente por sua beleza, já que Set era casado com a irmã Gêmea de Ísis Neftis que inclusive também é sua irmã. Set desejava o trono do Egito e por isso trai seu irmão Osíris e tenta possuir Ísis sem ela ele jamais governaria, por isso ela se esconde junta todos os pedaços de Osíris o ressuscita e com ele gera Hórus, e o protege contra Set, e até faz Rá parar o Sol, para poder salvar o filho que foi picado por Set em forma de um escorpião. (esse mito é lindo, depois postarei ele)
Hórus não é nada mais nada menos, do que Osíris retornando no ventre de Ísis como a criança da promessa, há várias representações de Ísis amamentando Hórus a Criança Dourada. E quando ele se torna jovem e forte luta pelo trono e conquista o direito ao trono ou seja ele realiza o hieros gamos (casamento sagrado) com Ísis sua Mãe e Amante. E assim se toma o lugar de seu pai. E a roda continua girando até que chega novamente o momento em que ele amadurece e se torna o Bom Rei, Senhor das Colheitas, Osíris o Rei Sacrificado, para novamente renascer como o Brilhante Falcão!!!
Bem... por hoje é só espero ter esclarecido dúvidas e ter proporcionado uma melhor conexão com o Deus. Postarei outros textos falando sobre as faces do Deus e muito brevemente estarei fazendo um blog para tratar apenas desse assunto e outros relacionados ao Sagrado Masculino.
Dúvidas??? Deixem em cometário que estarei esclarecendo todas!!!!

Luz a todos que o Brilho de Hórus ilumine o caminho de todos!!!
Benção do Senhor Selvagem!!!
)OGawen ManannanO(

Um comentário:

  1. Nossa lendo seu post fiz uma viagem no tempo, impossivel não lembrar daquele menino magrinho e timido no dia do meu aniversário na Cia dos Espetinhos, falou pouco, e foi se soltando mais no nosso 1ºOstara, em 2008, parece que faz séculos. Você arrebentou em sua explanação sobre a energia do Deus, no mito de Hórus e realmente nós compartilhamos dessa visão igualitária.
    Você sabe o quanto é importante neste grupo, o quanto me orgulho de você meu Sacer, você é uma inspiração para os nossos filhotes, você é minha rocha.
    Sempre repetirei sem cansar; Você sustenta os meus sonhos,é minha força, meu sol...
    Obrigado por existir na minha vida, e neste Circulo... Te amo muitoooo...
    )0(Sianna Mab)0(

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...