quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gildéptis - Deusa honrada no mês de maio


Mitologia
Gildéptis, cujo nome significa "dama do cabelo comprido", é a Deusa da floresta do povos Tlingit e Haida do noroeste da América do Norte. Para seu povo ela era os ramos musguentos do cedro. Quando seu povo foi ameaçado pelo destrutivo redemoinho Kaegyihl Depgeedk, que engoliu os navios que navegavam no mar, ela convocou todas as forças naturais da costa, reunindo-as e preparando para elas uma festa sutuosa. Delicadas com a festa, todas concordaram em trabalhar com ela. Assim, Gildéptis foi capaz de sintetizar suas energias e transformar o redemoinho num rio.
Gildéptis entra mansamente em nossa vida para mostrar que o caminho da totalidade para nós agora é a síntese. É hora de juntar os aspectos divergentes, os opostos num todo. Neste momento de nossa vida, podemos estar envolvidos em conflitos ou oposições. Agora devemos resolvê-los e criar união. Talvez estejamos dissipando a nossa energia, nossa força vital, em muitas direções, ou tenhamos colocado muita lenha na fogueira. É hora de descobrirmos um fio comum que servirá para atender às nossas necessidades da melhor forma possível. Gildéptis diz que aprendendo a ouvir todas as partes, todos os aspectos divergentes, e isso pode incluir nossa família, comunidade ou parceiro, nós podemos oferecer o que é necessário para criar a totalidade. A totalidade é criada quando as partes são respeitadas e ouvidas, quando todas as partes são unidas e sintetizadas num todo. As maiores oferendas à totalidade muitas vezes estão nos pontos mais discrepantes.

Neste esbá iremos avaliar nossas vidas para sintetizar nossas alegrias e felicidades
Correspondências:
Cor: Azul claro
Aroma: Ambar ou lírio
Cristais: Ambar, agua-marinha, pérola, pedra da lua e quartzo azul.
Simbolos: Pedras chatas de rio ou cachoeira

***O esbá ocorrerá dia 29/05 - sábado, o horário, local, material e ritualistica será postada ainda essa semana na comunidade do Grupo de Estudos.

Que a Grande Gildéptis nos ajude a perceber mais de nós mesmos!!!
Seguimos no perfeito amor e na confiança perfeita!
)0(Sianna Mab)0(

Um comentário:

  1. Estou como sempre anciosa para este esba, ahhh levarei minhas pedras de rio, e tenho umas que ão chatas, ok



    beijuxxxx

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...