domingo, 14 de março de 2010

Mabon - Festival da Colheita...

Mabon é o festival wiccan realizado para a celebração do equinócio de outono. Pronúncia do nome Mabon: “mêi-bon”. Ele é o segundo sabá das colheitas.O equinócio de outono ocorre por volta de 21/20 de março no hemisfério sul. Esses dias são pontos de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. No entanto, enquanto o equinócio de primavera é um período de equilíbrio para preparar-se para a ação, o equinócio de outono é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.Lughnasadh (Lammas) marca a coleta efetiva da safra de cereais, mas em seu aspecto sacrificial. O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e a ação de graças pela abundância, com ênfase em um futuro retorno desta. É um período de recolhimento e agradecimentos por tudo o que tivemos. Montamos uma mesa farta, repleta de alimentos e compartilhamos com todas as pessoas que amamos. É época de agradecer também aos nossos ancestrais pelo sangue que corre em nossas veias, pelas características genéticas que deles herdamos e pelas dádivas que eles nos deixaram e nos transformaram naquilo que somos hoje. Reflita sobre as alegrias de sua vida, a liberdade e a maravilha da humanidade como um todo e abençoe todos ao seu redor que colaboram para a sua vida ser da maneira como é hoje. O que é essencial, em cada sabá, é você saber observar a Natureza, ver suas mudanças, entender seus ciclos e o momento que está vivendo. Por mais que você celebre “segundo a roda do Hemisfério Sul”, não se esqueça do que está sendo celebrado no resto do mundo. Somos todos irmãos da Arte.
Correspondências do Mabon
As correspondências são sempre simbólicas e pessoais. No entanto, é bastante interessante você observar as mais variadas correspondências, pois sempre aproveitamos algo para nós mesmos. Apresentamos aqui uma correspondência padrão, que não é fixa, de forma alguma. Outros nomes para este sabbat são: Equinócio de Outono, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Cornucópia, Segunda Colheita, Dia de Ação de Graças das Bruxas.

Cores: Marrom, verde, amarelo, vermelho.

Divindades: Relacionadas ao vinho e às colheitas, mas especialmente os mitos de Mabon/Modron e Perséfone/Deméter.O Festival Pagão de Mabon era comemorado em honra de Mab. Durante estas festividades, aqueles que almejassem ser rei, aguardavam que Maeve os convidasse à beber de seu vinho. Isto assegurava de que o homem para ser rei, necessitava ser versado no feminismo e nos mistérios das mulheres.

Plantas e ervas: Alecrim, calêndula, sálvia, noz, folhas e cascas, visco, açafrão, camomila, folhas de amêndoa, frankincenso, rosa, agridoce, girassol, trigo, folhas de carvalho, maçã seca, sementes de maçã.

Pedras: Âmbar, quartzo translúcido, olho-de-tigre, citrino.

Velas: Marrons, cor de vinho ou roxas.

Incensos: Hibisco, mirra, rosa e sálvia (ou misture todos).

Outros apetrechos decorativos: Ramos de ervas secas, girassóis, folhas secas, batatas, bagas e espigas de milho.

Comidas e bebidas: Abóboras, grãos no geral, pães, bolos, raízes de todos os tipos, batatas, nozes, sidra com canela, vinho.

Atividades Tradicionais de Mabon
- Elaborar uma cornucópia para prosperidade

- Fazer bonecas mágicas de maçã

- Andar pelos campos

- Fazer grinaldas e oferecer à Natureza como agradecimento

- Fazer vassouras mágicas

- Fazer amuletos

- Confeccionar uma Rainha da Colheita

- Fazer uma oferenda aos deuses com frutas e folhas

- Encher uma cesta com cones de pinheiros, folhas secas coloridas, trigo, bolotas de carvalho e ramos de pinheiro e deixar na sua porta de entrada para atrair boa sorte

- Colocar espigas de milho na sua porta de entrada

****As informações foram extraidas dos sites: Bruxaria.net e Rosane Volpato (sobre Mab)


Observações sobre o Mabon
Este ano o equinócio será sábado dia 20/03 as 14:32 min pelo o horário de Brasília, aqueles que neste momento puderem elevar seus pensamentos em agradecimento a Terra e a Deusa, o façam. Este é o momento em que a natureza busca seu equilibrio, que a Deusa possa nos abençoar, eu estarei no Pantanal ou na Chapada dos Guimarães e ao fechar meus olhos agradecerei também pela vida de cada um de vcs, tenham certeza. Vou com a certeza de que o Gawen fará um excelente trabalho na organização do Mabon, eu mesmo de longe estou tentando mandar sugestões e compartilho das brisas do meu Sacer, já morrendo de saudades.
Não se esqueçam de postar o que cada levará para o Sabá na comunidade do Grupo de Estudos e não do Coven. Um feliz reencontro para todos nós no dia 22/03 - Segunda as 20:30. Para que juntos possamos celebrar mais um ciclo desta Roda.

Um grande beijo a todos e até a volta!
)0(***Sianna Mab***)0(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe junto comigo...