segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Esbá de Novembro - Shakti e a Energia Feminina

Segundo uma das tradições indianas (no Tantra), existe uma Deusa (Devi) que está acima de todos os Deuses. Ela é chamada de Maha Devi (a Grande Deusa), ou Shakti (a Poderosa). Sua característica principal, como o seu próprio nome diz, é o Poder. Ela é ativa, dinâmica, é considerada como a energia que move todo o universo (inclusive os Devas). Em comparação com ela, os Devas são inertes, inativos, passivos. Nessa visão, temos um conceito exatamente oposto ao que se desenvolveu no ocidente (e em outros lugares, como a China), segundo o qual a energia ou atividade seria uma característica masculina e a receptividade ou passividade seria uma característica feminina.
A Shakti, ou Maha Devi, é o poder feminino absoluto. Há, no entanto, muitas deusas (Devis) diferentes. Cada um dos Devas, por exemplo, tem sua companheira (sua Shakti), sem a qual ele é incompleto. A Shakti de Brahma é Sarasvati, a de Vishnu é Lakshmi, a de Shiva é Parvati. Essas Devis são manifestações ou aspectos parciais, limitados, da Grande Deusa. No entanto, muitas vezes se identifica Parvati com a própria Shakti.
Embora Shiva seja um Deva muito poderoso, ele não é nada, comparado com a Shakti. Ela é ativa, ela tem todos os poderes, ele não tem nenhum poder sem ela. Por isso, muitas vezes ele é representado como um cadáver acima do qual Shakti dança, ou com o qual ela tem relações sexuais.
Enquanto Shiva e Shakti estão separados, o universo é dinâmico, ele se transforma, está ativo. Quando Shiva e Shakti se unem e se fundem em uma unidade, toda multiplicidade desaparece, o tempo pára.
Shakti, o poder feminino, está presente, de acordo com o Tantra, em todas as coisas e todos os seres do universo – mas de forma muito mais forte e significativa nas mulheres. Da mesma forma, Shiva, seu complemento masculino, está presente também em todos os seres, mas especialmente nos homens.
Fonte: http://www.yogadevi.org/shakti.html

 Shaktismo

"No shaktismo, o tabu menstrual é destruído e seu fluido é considerado sagrado e se transforma em objeto de veneração. Durante a prática ritual, a mulher menstruada é colocada em uma categoria especial. Consta que sua energia nesse período é diferente em qualidade, e o ritmo do seu corpo parece estar misteriosamente relacionado ao processo da natureza... A eflorescência mensal da mulher em seu ciclo, no mesmo ritmo
do ciclo lunar, cria uma consciência corporal que está relacionada aos processos do universo."
Por Malika Yoga 
 
Materiais e Correspondências do Esbá: 
As cores são as 7 cores dos chakras.
Assim como os cristais são os correspondentes aos chakras também.
Essência ou incenso de lótus.

***O que se deve trazer para o esbá:

-1 Vela de 7 dias com as 7 cores do arco-iris
-Sete cristais correspondentes para cada 1 dos chakras.

-Comidinhas e bebidas para o banquete.

Cristais para os Chakras:
Esses cristais serão consagrados e energizados para curas e reequilibrios futuros.

Chakra Base: Jaspe vermelho ou cornalina
Chakra Sacro: Calcita laranja ou citrino
Chakra Plexo Solar: Olho de tigre ou turmalina amarela
Chakra Coração: Quartzo Rosa ou Turmalina Melancia
Chakra Garganta: Turquesa ou Agua Marinha
Chakra 3ºOlho: Sodalita ou Lapis-Lazuli
Chakra Coroa: Quartzo Branco ou Ametista
*Fonte: Biblia dos Cristais - Judy Hall

**Pra quem não tem os cristais, pode-se facilmente adquirir o kit-chakras com as 7 pedras para os chakras em lojas como o Merlim, Saga da Lua, Luar Etereo.
E a um preço bem em conta.
Portanto aqueles que quiserem ter suas pedras para reequilibrar seus chakras consagradas é só trazer no esbá.

A letra da musica e o link para baixar está na comunidade do Grupo no orkut e na pagina do Coven no Facebook.
Lembrando que o Esbá será sábado, dia 20/11 concentração a partir das 21:30, no lugar habitual.


Espero ver todos lá.
Bençãos Dela... hoje e sempre.

)0( Sianna Aset )0(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe junto comigo...