domingo, 13 de março de 2011

Avalokiteshvara - Senhor da Compaixão


A face masculina mais próxima de Kuan Yin, é a de Avalokiteshvara. Um deus budista indiano cujo nome significa "Aquele que enxerga os clamores do mundo". É dotado do esclarecimento total, ficou nesse mundo para salvar todos os homens e animais. Nenhum sofredor apela a ele em vão. É representado com onze cabeças e mil braços.

"A musicalidade do ser possui tristeza e alegria inesgotáveis e infinitos

É o toque delicado de aspiração do infinito

É as lágrimas de dor nos olhos do adorador

É o sacrifício, no fim recompensado

Com uma coroa de rosas, ou espinhos



Ele mantém o mistério de todos os seres que se esforçam, sem o conhecimento

O ciclo infinito de dor sem sentido

As preocupações e aflições de um milhar de vidas

Pode-se olhar para eles, e ouvir sem piedade?



Eu os toco, eu os chamo para mim

Aqueles homens de pouca e de grande fé

Aqueles que choram e aqueles que sempre riem histericamente

Os pobres, os aleijados, os carentes, os infelizes

Em muitas partes, há pessoas para serem tocadas.



Eu os chamo a mim, e digo:

Toque tudo, toque tudo, toque todas as coisas e mais

Sua infelicidade é ilimitada, toque a mim

E estará em paz.



Eles gritam, choram, suas lágrimas são intermináveis

As diversas formas de miséria que todos os seres são herdeiros

Assombrar-me durante a noite.



Existem seres de alegria, de admiração, de prazer

Há céus de sensualidades e paraísos cheios de prazeres

Entretanto, onde podem aqueles que sofrem e lamentam ir

Aqueles para quem a ilusão de separação

É a verdadeira realidade?



Cordas e bobinas de enganos do mal

Fechaduras e grades e solidão sem fim

Antes de alegria vem a tristeza, antes do conhecimento, a dor

Antes da emoção da iluminação

Sou eu, quem ajuda aos feridos



Eu compartilho sua dor, eu mantenho-os em meus braços

Eu derramei as minhas lágrimas, para que possam perceber que eles não estão sozinhos

Abissais nas profundezas do universo infinito

Há quem se importa."

Segundo a lenda, Avalokiteshvara fez uma promessa que ele não iria descansar até que houvesse libertado todos os seres em todos os reinos do sofrimento. Depois de trabalhar diligentemente nesta tarefa por um longo período, ele olhou para fora e percebeu o imenso número de seres miseráveis que ?ainda precisavam ser salvo. Vendo isso, ele ficou desesperado e sua cabeça se separou em milhares de pedaços. Buda Amitabha colocou os pedaços juntos novamente com um corpo com mil braços, um olho em cada palma da mão para ver o sofrimento no mundo e onze cabeças, o topo do qual está Amitabha, permitindo Avalokiteshvara assistir a uma infinidade de seres sencientes ao mesmo tempo.

Podemos imaginá-lo como um arco-íris, como forma transparente, como um reflexo na água, representando o aspecto vazio e aberto da mente desperta. Ele transcende a solidificação de conceitos, incluindo a nossa idéia de que ele está "fora", separado de nós.

Ele está sentado num lótus e disco plano da Lua, com outro disco da lua atrás dele, refletindo a sua pureza total. Dois de seus quatro braços estão unidos na posição de oração, segurando o desejo de cumprir seu sonho. Em sua mão esquerda ele segura uma outra flor de lótus e em sua mão direita, outro, um rosário, que ele está usando para contar as repetições de seu mantra, Om Mani Padme Hum : Salve a Jóia no Lótus, que liberta todos os seres do sofrimento. Ele usa as sedas e enfeites de um Bodhisattva, representando todas as suas qualidades especiais, e a pele macia de um antílope por cima do ombro, simbolizando a sua total liberdade de violência. Ele sorri com profundo amor, compreensão e compaixão, seus olhos olham para todos os seres.

Mantra de Avalokiteshvara-

"Om Mani Padme Hum"



Download - http://www.4shared.com/get/njWZWBZ6/Msica_Tibetana_-_Tibet_Mantras.html

By: Gawen Ausar

Fontes:

FARRAR, Janet e Stewart - O Deus dos Magos, Siciliano - São Paulo; 1993

http://www.buddhanature.com/buddha/aval.html (visitado em 12/03/2011)

http://www.souledout.org/healing/healingdeities/avolokiteshvara.html (visitado em 12/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe junto comigo...