quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Adônis - Consorte de Afrodite


A origem desse Deus vem da Feníncia, e seu culto se espalhou pelo Mediterrâneo, sofrendo algumas modificações.
Seu culto é ligado a vegetação, aos ciclos da Natureza, a restauração, a morte e renascimento.
Tem relação com Tammuz, Dumuzi, Adonai e Osíris. Pois amabas divindades são relacionados a vegetação e seus mitos tem relação com a morte e o renascimento da Natureza.
Há várias versões que falam sobre seu nascimento, uma delas diz que é resultado do incesto entre Tías, rei de Esmirna ou Siria, com sua filha Mirra, que instruída por Afrodite se deitou com o próprio pai na escuridão da noite. Quando Tías descobriu o que havia cometido inseto tentou matar a filha com uma faca. Mirra foge do pai e é trasformada em árvore por Afrodite (Árvore ficou chamada de Mirra de onde se extrai a resina), quando Tías lançou uma flecha na árvore, Adónis nasceu dela. Há uma outra versão que um javali forçou suas presas na árvore e fez com que Adônis nascesse.
Adônis era um bebê tão belo que Afrodite enfeitiçada por sua beleza o tranca em um baú, e dá para Perséfone guardar na submundo onde ninguém teria acesso. Porém quando Perséfone descobre seu conteúdo, também se apaixona por Adônis e se recusa a devolve-lo. Essa disputa entre as deusas foi resolvida por Zeus, que decidiu que Adônis ficaria 4 meses com Afrodite, 4 meses com Perséfone e 4 meses livre. Porém Adônis gostava tanto de afrodite que até os 4 meses em que podia ser livre ficava com ela.
Há uma versão que conta que Ares (amante de Afrodite, ou melhor UM dos) com ciúmes de Adônis, se transforma em um Javalí, e o mata com suas presas. Porém há uma versão que diz que Artemis em represalia por Afrodite ter implicado com a morte de Hipólito.
Afrodite passou néctar em seu corpo, de forma com que cada gota de sangue do corpo de Adônis ao cair no solo se tranformava em Anêmonas. Quando Afrodite correu para socorre-lo se feriu em silvas e das gotas de seu sangue nasceu uma flores parecidas com rosas chamada adônis.
Seu mito tem relação com as passagens sazonais. Quando nasce, ou renasce e se une a Afrodite é Primavera, estação do amor, onde tudo floresce. Depois quando chega o Outono ele é ferido pelo javali e no Inverno Perséfone o leva para seus reinos.

Correspondências - Dia: Sexta-Feira
Incenso: Mirra, acácia, louro, olíbano e patchuli
Ervas: Anêmona, lírio, narciso, parreira, erva-doce e carvalho.
Cristais: Peridoto, e pedras amarelas e verdes.
Símbolos: Pão, feiche de trigo e bastão.
Velas: Amarela e Verde.

Gawen Ausar )O

Fontes:

http://es.wikipedia.org/wiki/Adonis

Drew, A. J. - Wicca para Homens; São Paulo: Editora Madras, 2002

Farrar, Janet e Stewart - O Deus dos Magos; São Paulo: Siciliano, 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe junto comigo...