quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Esbá de Setembro - Fréya

Freya é a Deusa-Mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Filha de Njörd (Deus do Mar) e de Skadi (Senhora dos Invernos e Caçadora das Montanhas), e irmã de Frey, ela é a deusa do sexo e da sensualidade, fertilidade, do amor da beleza e da atração, da luxúria, da música e das flores.Freya é uma Deusa extremamente poderosa, ela é também protetora do matrimônio e dos recém-nascidos.
É também a deusa da magia e da adivinhação, da riqueza (as suas lágrimas transformavam-se em ouro) e líder das Valquírias (condutoras das almas dos mortos em combate).
De carácter arrebatador, teve vários deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, baixa estatura, sardas, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra.
Diz a lenda que ela estava sempre procurando, no céu e na terra, por Odur, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar.
Na tradição germânica, Freya e dois outros vanirs (deuses de fertilidade) se mudaram para Asgard para viver com os aesirs (deuses de guerra) como símbolo da amizade criada depois de uma guerra. Ela usava o colar de Brisingamen, um tesouro de grande valor e beleza que obteve dormindo com os quatro anões que o fizeram.
Ela compartilhava os mortos de guerra com Odin. Metade dos homens e todas as mulheres mortos em batalha iriam para seu salão Sessrumnir.
O seu nome tem várias representações (Freia, Freja, Froya, etc.) sendo também, por vezes, relacionada ou confundida com a deusa Frigga, mas ela também foi uma grande fiandeira na antiguidade.
Freya também tinha uma suposta paixão pelo deus Loki, o deus do fogo.
Freya é considerada a mais bela das Deusas nórdicas. Ela se apresenta portando um encantado colar de âmbar e, ora um manto de plumas de cisnes, ora uma capa de pele de falcão. Viaja pelos céus em uma carruagem puxada por gatos.
reya, outras vezes, aparece representada usando armas de guerra pois um aspecto seu presidia as batalhas. Geralmente as Deusas do amor são também Deusas da guerra, pois os dois estavam intimamente ligados, já que o poder da Terra, sua fertilidade e a energia feminina da Deusa era concedida ao Rei vencedor das batalhas.
Deusa da magia e adivinhação, Freya ensinou os segredos das runas ao Deus Odin e foi quem iniciou os Deuses nas Artes Mágicas.
Freya é uma Deusa da vida e da morte. Ela é a líder das Valquírias as Amazonas Celestes que levavam as almas dos mortos nas batalhas para o seu reino. Porém, a essência de Freya é a vida, pois ela é a Deusa da fertilidade, da sexualidade, do amor e da beleza.
Os norte europeus denominaram a sexta-feira de "Friday" em homenagem a sua Deusa sensual, Freya. Mesmo contra a vontade da Igreja, os casamentos continuaram a acontecer neste dia visando atrair as bênçãos desta Deusa.
Há vários mitos sobre Freya, um deles lembra a procura de Ísis por Osíris.
Freya era casada com Odur e com ele tinha duas filhas. Um dia seu marido desaparece, Freya sem entender, pois era muito feliz com ele, sente-se profundamente triste e derrama lágrimas sobre a Terra, estas ao cair sobre o solo se transformam em ouro e em âmbar ao cair sobre o mar.
A Deusa resolve procurar Odur, Ela anda por todos os lugares procurando o marido sem sucesso. Resolve então viajar pelos Nove Mundos encontrando-o por fim, Odur está sentado em uma árvore contemplando o silêncio. Quando avista Freya seus olhos se iluminam de alegria, e o casal retorna feliz para Asgard, a Casa dos Deuses.
Com a habilidade de mudar de forma, a Deusa Freya é a senhora de seidr, uma técnica mágica de natureza xamânica que envolve transe, transmutação, cura, magia sexual, viagem do corpo astral. O seidr era praticado pelas Volvas, sacerdotisas de Freya, que não costumavam se casar, mas tinham muitos amantes.
Alguns homens também praticavam o seidr vestidos de mulher, pois eles acreditavam na tradição que afirmava que um homem deve se transformar em uma mulher a nível espiritual para servir à Deusa
Considero de extrema importância para a evolução dos homens eles se conectarem com a sua própria energia feminina "a anima"(conectar-se com a energia feminina não tem nada a ver com direcionamento sexual ou opção sexual). Os xamãs guerreiros, por exemplo, passam primeiramente por esta iniciação no feminino, antes de serem considerados bons guerreiros.
Freya é uma Deusa que abrange vários aspectos. Ela é uma Deusa Tríplice, uma Deusa de grande beleza, força e poder. A sexualidade e o amor são fortemente regidos por ela.
Alguns autores consideravam Freya e Frigga aspectos de uma mesma Deusa, porém, as diferenças são óbvias. Enquanto Frigga é a padroeira da paz e da vida doméstica protetora da família, Freya é a regente do amor e da guerra, da fertilidade, da magia e da morte.
Chamada de “Afrodite nórdica”, Freya era considerada “A Senhora” e seu irmão Frey, “O Senhor”, ambos eram invocados para atrair a fertilidade da terra e a prosperidade das pessoas.
Alguns mitos afirmam que Freya e seu irmão Frey eram filhos da deusa da terra Nerthus e do deus do mar Njord, Freya fazia parte das divindades mais antigas,os Vanir, e foi cedida junto com o pai e o irmão ao clã dos Aesir, como parte do acordo firmado entre os dois clãs de deuses após uma guerra.
Da análise de seu arquétipo, podem ser feitas algumas comparações com deusas de outras culturas e identificadas algumas semelhanças:
Da mesma forma que Hécate, Freya ensinou as artes mágicas às mulheres e era a padroeira das magas e das profetisas (völvas e seidhkonas).
Assim como Afrodite, Freya regia o amor e o sexo e teve numerosos amantes (segundo os comentários de Loki, todos os aesir, todos os elfos, quatro gnomos e alguns mortais), sendo considerada adúltera e promíscua pelos historiadores cristãos.
Como Ísis Freya sai em busca de seu marido desaparecido, procura-o e lamenta sua ausência, até traze-lo de volta.
Outras deusas correlatas são Anat, Ishtar e Inanna, que têm em comum com Freya os traços guerreiros, a licenciosidade amorosa, as habilidades mágicas e a morte e renascimento (ou retorno) de seus amados.Como Inana e Ishtar, Freya também tinha sacerdotizas que não se casavam e possuiam vários amantes.
Sendo uma guerreira, uma valquiria (equivalente a uma amazona grega)a presença do "animus" energia masculina é bem forte nesta Deusa.
Freya não é apenas comparada a essas deusas, mas também a Odin, pois ambos se valiam do sexo para atingir seus propósitos. Ambos são adúlteros e ardilosos, viajam metamorfoseados entre os mundos e recebem as almas dos guerreiros mortos em seus salões.
Atributos: representação da feminilidade, do amor, do erotismo da vida, da prosperidade e do bem-estar. Também era a regente das batalhas, da guerra e da coragem. Era a senhora da magia, a padroeira das profecias e das práticas xamânicas seidhr ou seidr (compostas por transe, necromancia, magia e adivinhação).

Correspondências:
Flores: Rosa vermelha, margarida, jacinto.
Cristais: Amazonita, Turquesa, Esmeralda, Granada e Coral.
Cores: vermelho, azul, branco e verde
Incenso: Rosa, jacinto e ambar.
Simbolos para consagrar a Fréya: Pena de falcão, colar de cristais, sacolas de runas, lança ou adaga.

***O Esbá será nesta sexta-feira dia 24/09 as 22:00 - os itens que devem ser levados já estão postados na comunidade do Grupo.

Heya Senhora dos Vanir... da Paixão e da Sensualidade!
Que suas bençãos estejam sobre nós, nesta sexta dia de Fréya.

Em amor e confiança seguimos... 

)0(Sianna Aset)0(

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de Freyja =)
    Li no livro da Mirella que talvez ela fosse Gullveig, A Brilhante, que apareceu em Asgard e que Odin inexplicávelmente queimou 3x tendo ela renascido 3x...

    Sabe...tenho que te dizer que não lido muito bem com os deuses dos panteões nórdico, grego, romano...
    Pra falar a verdade eu os odeio =/
    Eles usaram a astúcia deles pra conseguir o que queriam das deusas, titãs, vanes e asynjur =/
    A ida de Freyja para o panteão Aesir me faz pensar numa sociedade patriarcal (ainda que pagã) que conquista um povo agricola e num tratado de "paz" pega refêns (mas isso também é comum entre os deuses celtas, gregos, etc).

    Eu tenho a impressão (pq não tenho provas concretas) de que quem tinha a sabedoria das runas era Freyja, mas hoje elas são atribuidas à Odin pelo seu sacrifício na Árvore.

    Usurpadores....

    ps: sou tão apaixonada pela Brunhild...
    pss: Bençãos da Senhora para ti =)

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...