domingo, 4 de julho de 2010

Ix Chel - a Deusa honrada em julho

Ix Chel foi adorada pelos maias da península do Yucatã, em Cozumel, sua ilha sagrada. A Deusa da Lua e da Serpente ajuda a assegurar a fertilidade pelo fato de segurar o vaso do útero sagrado de cabeça para baixo, de modo que as águas da criação possam estar sempre jorrando. Ix Chel, portanto, preside a tecelagem, a magia, a saúde e a cura, a sexualidade, a água e o nascimento dos filhos. A libélula é seu animal especial. Quando ela quase foi morta pelo avô por tornar-se amante do Sol, a libélula cantou sobre ela até que se recuperasse.

Lição de Ix Chel: Ix Chel teceu a si mesma na sua vida para lhe dizer que está na hora de expressar a criatividade. É hora de atiçar o fogo, de deixar fluir sua energia criativa. Crie! Seja ousada! Mas também seja responsá- rei e consciente, quer suas criações sejam obras de arte ou obras da carne (filhos). A criatividade alimenta, costura os rasgos feitos em nossa vitalidade, cura. Ela é nosso direito por nascença e o sangue da nossa vida; ela nos faz saudáveis e felizes. Nós, mulheres, temos a capacidade de criar: nós damos à luz. Portanto, encontre tempo, crie um tempo, descubra o tempo de ser criativa. Bata esse tambor, use aquelas tintas, faça essa cerâmica, calce as sapatilhas de dança, escreva aqueles romances, explore sua sexualidade, alegre-se com a própria criatividade. Crie da maneira que achar mais apropriada para você. Não deixe que nada a detenha.
Você se sente bloqueada na sua criatividade porque não se considera tão boa quanto os outros? Seus filhos, seu parceiro, sua família, seu emprego a impedem de ser criativa? Pare de usar a criatividade para descobrir razões para não criar. Ix Chel diz que a totalidade é alimentada quando você se abre à criatividade e a vive.

*** Fonte: Oraculo da Deusa.


*** Vamos nos deixar tecer na teia energética de criatividade da Deusa Ix Chel na noite de lua cheia, domingo, 25 de julho de 2010, como sempre na Praia do José Menino, Santos.
Conto com vocês para celebrarmos essa grande festa!

2 comentários:

  1. Seu lado suave é o de deusa do arco-íris, estando também relacionada às mulheres grávidas, à fertilidade e aos nascimentos. Por isso há imagens onde ela segura uma lebre, pois além deste animal ter relação com a fertilidade em várias culturas, diz-se que ao olhar à lua cheia podemos perceber uma marca em forma de lebre.

    Também aparece relacionada à serpente que aparece sempre em sua cabeça nas estatuetas e desenhos meso-americanos. No seu lado sombra, é destruidora, cruel, e rege manifestações destrutivas da natureza como inundações, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. DEUSA IXCHEL

    Eu faço fios de energia
    na teia da criação
    Onde nada existia antes
    do vazio
    para o mundo
    eu fio criando a vida
    a partir da minha mente
    a partir do meu corpo
    a partir da minha consciência
    do que precisa existir
    Agora existe algo novo
    e toda a vida é alimentada.

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...