quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reflexões de Yule - O verdadeiro significado de ser Filho da Terra

Não há neve nem gelo, mas sim muita neblina, chuva e frio. Esse é o nosso Inverno, a forma como a Mãe Terra se manifesta ao nosso redor.

Você já parou para imaginar como seria se a Terra simplesmente parasse de girar? Se o Sol não nascesse mais nas manhãs? Se a Lua não nos mostrasse suas diversas faces durante as noites? Se a semente não brotasse mais da Terra?
O ser humano em sua “racionalidade” buscou compreender tudo ao seu redor cientificamente com uma intenção puramente cética com o objetivo de dominar a Natureza de forma que não enxerga mais o milagre que se é viver.
Que o Sol é essencial para nossa existência todos sabem mas será que você sabe a hora que ele nasceu hoje? Você saberia me dizer qual fase a Lua se encontra? Ou quanto tempo leva para uma simples maçã que você compra no mercado para amadurecer?
A humanidade não enxerga mais a Natureza como algo Sagrado, como a sua Mãe. A Terra é nossa Mãe não só por um simples simbolismo pagão, mas sim porque é dela que tiramos nosso sustento, é dela que viemos e é para ela que retornamos ao morrer.  Assim como uma Mãe ela alimenta seus filhos com seus frutos e os protege e abriga. Porém um simples entardecer passa despercebido por milhares de pessoas. Uma fruta é apenas mais um produto que se compra em um mercado. E as árvores se tornaram simples decoração.
Como pagãos que vivem em conexão com a Grande Mãe, voltamos nossos olhos para a Ela. Conseguimos notar a singela transição das estações, conseguimos sentir as mudanças energéticas causadas pela variação das fases da Lua, o cair das folhas e o florescer das árvores.
E nesse Yule gostaria que refletissem sobre a importância de honrar a Terra, nossa Mãe.
Por serem coisas tão rotineiras e sutis muitas vezes não paramos para analisar e muitas pessoas podem titular isso como coisas de “esquisotérico” ou de hippies. Mas se pararmos para enxergar o quão belo e magnífico é um simples amanhecer e como a sua existência depende dessa simples rotação planetária irá ver o dia com outros olhos.
O paganismo, e principalmente a wicca, tem se tornado cada dia mais comercial. As pessoas se preocupam mais com seus altares, cores de velas, e no fulaninho que deseja encantar do que com a verdadeira essência dessa religião que é a Mãe. Antes de enfeitar seu altar com as cores da estação, vá dar uma volta, veja como a Natureza se mostra pra você, que árvores existem na sua região, ao invés de se preocupar se a varinha que você comprou é de cedro puro ou de carvalho. Há vida e energia em toda a Natureza. E o poder está em todas as criações da Grande Mãe. Não preciso comprar a maior escultura que simbolize a Deusa para por em meu altar, pois posso pegar uma simples concha e a representá-la da mesma forma. Claro que há artistas incríveis que através de suas artes nos encantam os olhos, porém não devemos nos prender apenas a isso e literalmente nos fechar em cômodos apertados diante de um altar para celebrar um Sabat. Uma simples caminhada, sentindo o vento frio do inverno, ou vendo de uma janela o cair da chuva já conseguimos nos conectar com a Grande Mãe.
O Yule é um dos meus Sabats favoritos justamente por nos propor o recolhimento. Nossas celebrações que geralmente são realizadas na praia, por conta da chuva e do frio, são realizadas geralmente em locais fechados. Isso é se adaptar aos ciclos da Natureza, pois o inverno é o período de recolhimento. E proponho que se recolham e se analisem: Será que tenho cumprido meu papel como Filho da Terra? Será que dou a devida atenção aos ciclos da Grande Mãe? Consigo sentir o nascer, o crescer, o morrer e o renascer da Natureza? O que tenho feito para contribuir com a saúde de nossa Mãe Terra?
Que a Criança da promessa traga Luz e Bênçãos a todos! Nos tornando bons filhos da Grande Mãe, para que sejamos sementes fertilizadoras, fazendo brotar no mundo uma nova consciência. E não servindo apenas de adubo para esse consumismo e capitalismo que tem ferido nossa Terra.


Por: Gawen Ausar 

Um comentário:

  1. O recolhimento do inverno sempre me atraiu muito antes de me redescobrir na Wicca, talvez justamente por ser um momento de introspecção valioso, onde analisamos nossos comportamentos e escolhas.
    Hoje vivenciando os Ciclos da Terra, sinto sensações que vão além da energética, passam à serem físicas, como por exemplo minha menstruação que sempre vem muito próxima ou no dia da celebração dos Sabats.
    É claro que é lindo ter um belo altar para celebrar nossos Deuses, mas se nosso "Altar Interior" não estiver limpo, organizado e adornado de nada serve os utensílios mais caros e bonitos, a verdadeira morada Deles está dentro de nós, e a melhor "Oração" que podemos fazer é a atitude consciente em prol Dela (Terra)!
    Um belo renascer à todos nós!

    ResponderExcluir

Filosofe junto comigo...